Tarcha & Leite Sociedade de Advogados

Fraudes bancárias

Golpe do Falso Funcionário

A fraude começa quando uma quadrilha, se passando por falsos funcionários do banco, entra em contato com o consumidor para alertar sobre supostas transações indevidas. Os golpistas costumam ter acesso a informações confidenciais, como número da agência e conta, últimas transações realizadas e o saldo atual, o que concede credibilidade ao golpista.

Por conta do acesso a esses dados sigilosos, que deveriam ser protegidos pelo banco, o consumidor passa a confiar no falso funcionário e segue as orientações recebidas. O golpe é consumado quando a vítima fornece dados e/ou realiza transações conforme instruções dos criminosos, acreditando estar protegendo sua conta, mas, posteriormente, descobre que foi enganada.

Esse tipo de golpe só é possível devido ao vazamento de informações sigilosas que deveriam estar sob a proteção da instituição financeira. Trata-se, portanto, de uma falha grave no dever de segurança do banco, que permite que esses dados caiam em mãos erradas.

Nesses casos, o banco é responsável por ressarcir integralmente o consumidor pelos valores retirados de sua conta. Além disso, a vítima tem direito a uma indenização por danos morais, considerando o abalo emocional e o transtorno causado pela fraude.

Para saber mais, entre em contato pelo WhatsApp (clique aqui) ou pelo formulário que fica na parte de baixo do site. Respondemos dentro de alguns minutos.

fraudes bancárias

Demais assuntos

Onde nos encontrar